Nasce o Crédit Agricole Auto Bank

NEWS

O novo líder pan-europeu no financiamento de veículos, leasing e mobilidade.

  • O objetivo do novo Banco, resultado da evolução do FCA Bank, é tornar-se um líder pan-europeu independente no financiamento de veículos multimarca, assim como no setor da mobilidade.
  • Com o apoio do Crédit Agricole Consumer Finance, que se tornou o seu único acionista, a aspiração do novo Banco é liderar a transição energética, com o objectivo de pelo menos 10 mil milhões de euros em capital de exploração para 2026 e a ambição de atingir 80% da carteira composta por veículos green.
  • O CA Auto Bank estará disponível para novas parcerias em todos os sectores de mobilidade: desde o automóvel, veículos comerciais ligeiros e pesados, motociclos ou autocaravanas, aos veículos agrícolas, industriais e marítimos.

Um novo capítulo no sector da mobilidade na Europa inicia-se hoje com o nascimento do CA Auto Bank, um grupo bancário internacional com operações em 17 países europeus, além de Marrocos, e que vem substituir o FCA Bank. O novo Banco, detido a 100% pelo Crédit Agricole Consumer Finance (que é também parte do Crédit Agricole S.A.), é o resultado dos acordos efetuados entre o grupo francês e a Stellantis, anunciados em 2021, como parte da reorganização da partnership financeira das duas empresas.

O objetivo do CA Auto Bank é tornar-se um agente independente multimarca, líder no financiamento de veículos e no sector da mobilidade. O Banco, que manterá a sua sede europeia em Turim (Itália), tem uma forte presença internacional e um objetivo de pelo menos 10 mil milhões de euros em capital de exploração para 2026 e a ambição de atingir 80% da carteira composta por veículos green (tanto elétricos como híbridos).

A sua constituição representa um dos pilares da estratégia do CA Consumer Finance: o Grupo pretende ser um líder europeu na mobilidade verde, através de uma gama completa de soluções oferecidas pelas suas filiais e concebidas para satisfazer todas as necessidades dos clientes.

O CA Auto Bank, posicionando-se como o novo “banco de mobilidade para um planeta melhor”, pretende liderar a transição energética da indústria, ao permitir que o acesso a veículos com emissões baixas ou nulas, seja cada vez mais democrático e acessível para todos.

Na sua nova evolução, o Banco apresenta uma oferta abrangente de soluções financeiras, de seguros e de aluguer, em parceria com mais de 30 marcas de prestígio, ativas em diferentes áreas da mobilidade. As partnerships vão desde acordos com fabricantes icónicos como a Ferrari, a Tesla, a Mazda, a Aston Martin, a McLaren, a Lotus e a Morgan, até acordos com marcas automóveis mais recentes como VinFast, DR Automobiles, Aiways, XEV, ElectricBrands e Invicta Electric, entre outras, a operar no mercado dos veículos elétricos. Além disso, conta com vários distribuidores e concessionários multimarcas, a que se juntam a rede Stellantis, a quail o CA Auto Bank continuará a apoiar, embora já não de forma captiva.

O Banco está também ativo no mundo das duas rodas, com a Harley-Davidson, Royal Enfield, Fantic Motor, Vmoto Soco e CAKE; no mundo do Auto-Caravanismo, com a Erwin Hymer Group, Groupe Pilote, Groupe Rapido, Knaus Tabbert, Concorde e Carthago; e no mundo dos veículos comerciais pesados e ligeiros, com a Ford Trucks e a BMC Trucks.

Num futuro próximo, serão anunciadas mais parcerias. Para além de reforçar as já existentes, o Banco abrir-se-á a novos acordos, inclusivamente com o apoio do Crédit Agricole, e alargará gradualmente o seu alcance a todos os sectores da mobilidade, incluindo o marítimo e agrícola.

O CA Auto Bank intensificará o processo de transformação elétrica, iniciado há muito tempo, que tem levado a empresa a adoptar uma estratégia ESG (Environmental, Social and Governance) baseada na regra de “criar soluções de mobilidade para um planeta melhor todos os dias“. Para o conseguir, o Banco oferece uma vasta gama de produtos financeiros flexíveis pensados para encorajar a aquisição de novos veículos motorizados.

Paralelamente, o desenvolvimento de soluções de mobilidade para a condução ecológica por parte da Drivalia, a empresa de mobilidade do grupo CA Auto Bank, vai continuar. A Drivalia oferece uma gama completa de serviços de mobilidade e aluguer: desde a partilha de automóveis elétricos (car sharing) até às subscrições e aluguer de veículos de todas as durações, incluindo o aluguer operacional. A empresa continuará a investir na sua infraestrutura elétrica, que terá 3.500 pontos de carregamento em toda a Europa até 2026, assim como na sua frota, que atingirá os 200.000 veículos em três anos, 55% dos quais serão modelos completamente elétricos e PHEV (híbrido plug-in).

Além disso, nos próximos meses, o CA Auto Bank planeia adquirir – sujeito à aprovação das autoridades competentes – as atividades da ALD na Irlanda e Noruega e a Lease Plan na República Checa e Finlândia, o que permitirá ao Banco e à Drivalia expandir ainda mais o seu perímetro europeu, para um total de mais de 70.000 veículos.

As novas tecnologias e a digitalização são ferramentas chave para o negócio do CA Auto Bank. O Banco, totalmente digital, desenvolveu uma rede integrada de plataformas de última geração, desenvolvida numa perspetiva omni-canal e utilizada em todos os países europeus onde o Grupo opera. O CA Auto Bank vai aproveitar a constante evolução das ferramentas financeiras e de seguros, assim como dos novos sistemas de pagamento, como é o CA Auto Pay, uma plataforma que gere esquemas buy-now-pay-later, como por exemplo, o pagamento fracionado (não disponível em Portugal).

Estamos orgulhosos do nascimento do CA Auto Bank e de integrar a 100% as suas atividades, assim como as da Drivalia, no seio do Grupo Crédit Agricole Consumer Finance. Esta é uma oportunidade única para nós e que contribui em grande medida para a nossa ambição de sermos um líder em mobilidade ecológica na Europa. O sector da mobilidade está a experienciar profundas mudanças tanto em termos de transição como de utilização de energia. Neste contexto, as habilidades, experiência e profissionalismo das equipas do CA Auto Bank e da Drivalia serão um grande ativo, combinado com a cultura empreendedora e a força do Crédite Agricole“.

Stéphane Priami, presidente do CA Auto Bank e CEO do CA Consumer Finance.

“Este novo começo é a evolução natural do projeto que temos vindo a desenvolver até agora. A história do CA Auto Bank começou, há quase um século, com o nascimento da SAVA, uma das primeiras empresas financeiras da Europa, criada em 1925 em Turim. Cerca de 100 anos depois, através das várias iterações da empresa, primeiro como Fiat Auto Financial Services, depois como FGA Capital, até à transformação num banco em 2015, como FCA Bank, a nossa missão continua a ser a mesma. Hoje aplica-se à mobilidade verde e sustentável, a mobilidade do futuro. Isto é apenas o início de uma história de crescimento, que nos levará a ser o único ator independente na Europa a trabalhar como um verdadeiro captivo e especializado em serviços financeiros para a mobilidade em todos os seus aspetos“.

Giacomo Carelli, CEO do CA Auto Bank.

Compartilhar no

  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • E-mail